sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Como o stress afecta o comportamento nas entrevistas de trabalho?

O acto de sentir stress e desconforto antes de realizar um teste de personalidade é uma reacção totalmente compreensível e natural; o candidato está a ser solicitado para realizar um teste psicológico desconhecido, sem compreender os critérios de avaliação.
A unica coisa que realmente sabe é que o teste revela lados ocultos de sua personalidade e que podem ser muito atemorizantes.

Sentimentos de stress associados ao candidato a teste podem influenciar seu comportamento de quatro maneiras:

1. Descuido

Os testes de personalidade são longos e cansativos e em geral contêm muitas perguntas repetitivas. Após responder uma grande quantidade de perguntas, o candidato pode se descuidar e começar a responder rapidamente e sistematicamente. Por exemplo, o candidato pode tomar decisões rápidas e escolher a primeira resposta que parece razoável para ele, em vez de ler todas as perguntas por completo e seleccionar a resposta mais apropriada. Este tipo de descuido pode ocorrer com muitos tipos de perguntas.

Aqui vai uma pergunta cheia de truques como exemplo:

• As pessoas não compreendem minhas boas intenções. A. Em alguns casos, verdade B. Nunca é verdade Se o candiadato não considerar as duas opções com cuidado, poderá ser tentado à resposta B.

Entretanto, quase todo mundo já passou por uma situação em que não foi muito bem compreendido, portanto a resposta 'Nunca é verdade' é inadequada. É absolutamente vital ler a pergunta e cada uma das possíveis respostas cuidadosamente e prestar muita atenção às palavras como 'sempre', 'nunca', 'algumas vezes' e 'geralmente'.

2. Além-do-investimento

Em geral, não existe um limite de tempo específico para terminar um teste de personalidade. Alguns candidatos aceitam esta instrução muito literalmente e consomem tempo demais no teste. O candidato deve saber que em muitos centros de avaliação e em algumas aplicações de computador, o factor tempo não desempenha um papel oculto. O tempo global consumido para concluir o teste e as hesitações entre respostas são em geral observadas Se o candidato estiver muito preocupado com o resultado do teste, ele deverá investir um tempo adicional, ponderar a cada pergunta, repensar suas respostas diversas vezes, apagar e reescrever e por fim levar muito tempo para terminar o teste. Os avaliadores irão anotar eventuais comportamentos de hesitação e poderão concluir que o candidato apresenta dificuldades para tratar de situações de stress. Este aspecto de avaliação é mantido bem oculto dos candidatos, pois os avaliadores desejam observar seu ritmo de trabalho "natural”.

3. Indecisão

Alguns candidatos, dominados pelo stress, tornam-se muito indecisos. Por exemplo, imagine o candidato ser solicitado a ressponder à seguinte pergunta:

Não me importo em ser incomodado enquanto estou a trabalhar.

A. verdade
B. ?
C. Falsa
O acto de responder de forma indecisa durante todo o teste pode levar os avaliadores a concluir que o candidato é uma pessoa indecisa e não sabe tratar uma situação de stress de forma adequada. A indecisão não ajuda a obter seu emprego, nem os empregadores o prezarão. Nos casos em que o candidato é tentado a seleccionar uma opção neutra (‘?’),recomendamos ao candidato reconsiderar e avaliar a resposta mais apropriada que represente as qualidades adequadas ao cargo que ele está a se candidatar.

4. Comportamento Irritante

O stress pode também influenciar seu comportamento em relação aos examinadores. Alguns candidatos ficam muito preocupados com os resultados de seus testes pelo facto de incomodar os examinadores ao perguntar repetidamente dúvidas e melhores explicações. Este comportamento pode parecer uma necessidade e incapacidade de realizar de forma eficiente uma situação ambígua. Em resumo, um alto nível de stress pode atrapalhar seu desempenho na avaliação de personalidade. De modo oposto,quando seu nível de stress é baixo e ele sabe o que se espera dele, sua atitude diante do teste ficará mais concentrado e determinado.

O segredo para aliviar o stress é estar preparado. Quando seu nível de stress está sob controlo, o candidato terá uma aparência, um perfil de personalidade coerente que amplifica seus pontos fortes em vez de sua ansiedade.

Nenhum comentário: