sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Qual é a finalidade dos testes de personalidade nas entrevistas de emprego?

Mas qual é a finalidade dos testes de personalidade?

No processo de testes de seleção de pessoal é muito provável que terá de enfrentar um teste de personalidade. Actualmente, um teste de personalidade é tão comum que os recrutadores o administram à maioria dos candidatos nas entrevistas de emprego e à maioria dos cargos. Enquanto a entrevista de emprego examina seu comportamento abertamente, entre os testes psicotécnicos, o teste de personalidade 'objectiva' vai mais a fundo e expõe essas áreas provavelmente desconhecidas do candidato, apresentando com isso aos recrutadores um perfil mais abrangente de sua personalidade.

A finalidade é uma só – avaliar a compatibilidade entre o perfil de sua personalidade e o perfil exigido pelo trabalho; a fim de eliminar candidatos. O teste de personalidade é eliminatorio nos centros de seleção de pessoal durante a aplicação de testes psicotécnicos.


Portanto, é crítico conhecer quais são os tipos de carácter que o candidato recebeu baixa pontuação, compreender a questão existente e tomar as providências necessárias para não ter o teste de personalidade como eliminatorio durante a sua avaliação a partir de testes psicotécnicos.

Recrutadores e administradores de testes irão dizer que não é necessário se preocupar com testes psicotécnicos em geral e algum teste de personalidade em particular e que não é possível se preparar para eles. Talvez o candidato ache difícil aceitar a idéia de influenciar um teste de personalidade, mas é preciso estar consciente de que a verdade é que os recrutadores levam os resultados do teste de personalidade muito a sério e para a maioria dos cargos de trabalho este teste é um factor significativo na determinação de sua adequação ao cargo de trabalho. Recomendamos fortemente aos candidatos para não subestimar a importância da preparação para o teste de personalidade, assim como para os testes de aptitude e todos os outros testes psicotécnicos.

Contrariamente ao que os recrutadores nos desejam acreditar sobre os testes psicotécnicos e principalmente sobre os teste de personalidade, que não existem respostas 'certa' ou 'errada', sabemos e afirmamos que estes testes almejam ser uma ferramenta objectiva e existem ligações com as respostas 'certa' e 'errada'; respostas que combinam com o perfil de personalidade que os recrutadores estão a buscar.

Desnecessário dizer que maioria de nós não se candidataria a um trabalho que exigisse um perfil totalmente contrário ao nosso; por exemplo, acharíamos difícil acreditar que uma pessoa tímida se canditará e irá a uma entrevista de emprego para um trabalho no setor de vendas. Uma vez dito isso, todos nós retratamos um espectro de traços de carácter, eles podem ser latentes em determinado ambiente e salientes em outro; em casa, eu posso ser menos emocional que no trabalho – isto me torna uma pessoal emocional ou racional? Por esta razão, a compreensão do teste de personalidade pode evitar o cometimento de erros tolos e melhorar nossas chances de sucesso. Os testes de personalidade têm criado armadilhas que os candidatos precisam estar conscientes antes de realizar o teste real.

A preparação para os exames psicotécnicos aumenta suas chances durante uma entrevista de emprego.

Nenhum comentário: